Cultivo organico no BR?

Salve rapaziada!

Sou um grower iniciante, atualmente cultivando em uma estufa 60x60x1,60 com fertilizantes minerais.

Estou pensando em fazer um grow organico no meu proximo ciclo, mas nao encontro os produtos gringos que me recomendaram (fox farms, gaia green, roots organic) aqui no Brasil. Vi tambem um pessoal produzindo super solo, mas tem muitos ingredientes envolvidos e nao valeria a pena no meu caso, ja que estou cultivando apenas duas plantas em vaso de 12L por ciclo.

Alguem pode me dar uma luz a respeito de como iniciar no organico e que tipo de produtos vcs utilizam?

Tamo junto!! Unidos somos mais fortes!

3 Likes

Salve irmao da uma olhada no site da organolabs ou zion farm tem tudo la de insumos pra vc montar o super solo, inclusive tem solo pronto la tbm… espero ter ajudado tmj

1 Like

Salve irmao, voce tem acesso a um quintal? Seria bom vc começar uma composteira pra folhas de arvore/grama seca e esterco pra acelerar, e também uma composteira em garrafa pet ou caixa organizadora pra ir coletando húmus liquido. E estudar sobre KNF que vc vai aprender a deixar seu solo saudável e depois disso ele só vai melhorar. Aqui estou no terceiro ciclo rendendo bons frutos, a base do meu solo é terra vermelha compostada, usei troncos e folhas de bananeira, madeira podre, carvão, folhas e grama seca, frutas podres do chão, restos vegetais de cozinha, bastante esterco de gado que serve mais pra melhorar a estrutura do solo que fornecer nutrientes, usei esterco de aves e dos meus passaros também pra fornecer nutrientes e amônia pra acelerar a decomposição junto com bacterias acido lácticas. Também usei 5% de areia de construção, bagaço de cana seco, biochar caseiro, tortas de girassol, abobora e mamona, cascas de frutas secas e trituradas, bokashi, farinha de ossos, cinzas de madeira e cana,calcario dolomítico, gesso agricola, silicato de potássio esses três ultimos sao os únicos que você nao consegue fazer em casa. Levei um ciclo nesse substrato mas adicionando insumos do KNF, no segundo ciclo levei a flora só na água, e nao teve tanta diminuição na quantidade ja que o solo vai melhorando mas nos terpenos senti uma enorme diferença, o que no primeiro ciclo tinha um cheiro forte e o gosto mais ainda, no segundo ciclo perdeu quase todo aroma e manteve pouco sabor, acredito que JLF e os insumos KNF fazem uma grande diferença nos terpenos, afinal estamos alimentando as plantas com xaropes e sucos terpenados

5 Likes

tropikaly system, terrô, zionfarms, organolabs, probiotico3marias, procura esses nomes e super solo, todos vendem receitas prontas de super solo, só comprar e plantar sua semente, e regar apenas com agua do começo ao fim, otimo para apender a cultivar

3 Likes

Eu gosto de fazer o que consigo, mas percebi agora que o amigo quer fazer em vasos de 12l ai esse meu metodo nao seria o mais indicado mesmo

2 Likes

Muito obrigado pelo retorno, familia!!

Ajudaram demais, ja me deu uma boa base pra comecar a procurar! Essa zion farm parece interessante, como eu moro em SP talvez passe la pra falar pessoalmente com eles!

Notei no site deles que possuem duas versoes (Solo Completo ou Solo vivo Gynetics). Qual deles vcs utilizariam?

Estou pensando em utilizar um vaso no sistema SIPs (auto irrigacao) com solo organico, acredito que vai ser uma combinacao sinistra. Vou deixar um link abaixo caso alguem se interesse pelo assunto e queira fazer o proprio vaso com Sub-irrigacao.

Tamo junto! Bom domingo a todos.

1 Like

Pois e, irmao! Eu tambem gosto de por a mao na massa… um outro hobby meu e cozinhar, ontem mesmo fiz um pao caseiro aqui!!

Infelizmente moro em um apartamento pequeno sem quintal e vou precisar de pouca terra, entao acredito que comprar algo bom e pronto vai ser melhor pra mim!

1 Like

Salve mano, tranquilo? Escreve no Google “solo vivo matinho cheiroso” que vai aparecer a receita de insumos que você pode tá comprando na shopee e/ou outros sites como organolab, zionfarm, etc… O único trabalho que você vai ter é de misturar a terra, mas como acredito que você não irá precisar de muita quantidade, dê pra você misturar dentro do AP tranquilamente.

1 Like

Irmão auto irrigação com solo orgânico não é algo muito utilizado, geralmente os supersolos retém muita água, e demoram pra serem regados de novo, caso for fazer auto irrigação indico fazer uma base de solo de fibra de coco, na qual ele vai secar mais rápido e você poderia regar de novo, se não sua auto irrigação será praticamente de 3 em 3 dias depdendno do seu tamanhos e vaso, até mais espaçado

2 Likes

Fechou, irmao!

Vou analisar se na questao financeira fica mais vantajoso fazer o proprio solo, ao ponto que faca valer a pena montar e nao comprar um pronto!

Desculpem por nao usar acentos na escrita, estou com um teclado de 60% e configurado para escrever em ingles!

1 Like

Muito obrigado pelo toque, Virga!

No meu ciclo atual acredito que tive problemas com overwatering, por isso comecei a olhar para esses SIPs, mas realmente nao tenho nem ideia de como solos organicos se comportam, vc chamou atencao para um bom ponto!

Isso é verdade mesmo, o meu é solo orgânico e futuramente eu vou tentar fazer uma rega “semi automática”, onde eu ligaria a rega e acompanharia a rega e depois desligava na mão, uma ajuda só para ajudar principalmente as plantas que estão mais longes, porém ainda estou estudando isso, pois moro na roça e minha água é de cisterna, é um pouco barrenta e também o chá aerado costuma passar um pouco de farelo, provavelmente entupiria o equipamento, então estou pensando em filtrar a água para ver se resolvo isso.

1 Like

Mano, eu acho que não compensa comprar solo pronto, não desvalorizando o trampo de ninguém, porque realmente montar solo dá trampo mesmo, porém no meu caso que é muito solo, prefiro fazer receitas e investir em coisas para potencializar o solo, como a micorriza do gorilla que é caro, mas pela entrega vale a pena, entre outros insumos para usar no chá aerado, a bombinha para oxigenar e também sugeriria comprar um jlf, fazendo isso dificilmente vai faltar alguma coisa.

3 Likes

Tudo que for regar que possa conter seidmentos faça na mão, a rega automática só de água rola de fazer automática, mas como é meio barrenta pode atrapalhar mesmo

1 Like

Fala Gepeto, tudo beleza mano? Eu faço orgânico a alguns anos, não gasto quase nada e tenho colheitas muito boas! :fire:
A planta não enxerga marca, não liga se o produto é gringo ou nacional, ela só quer uma boa nutrição, boas condições de vida e pra isso tu não precisa de muita coisa. Recomendo demaaais tu conhecer a agricultura natural coreana, métodos JADAM e KNF, pois foram verdadeiros divisores de água pra mim no cultivo, recomendo tbm tu buscar informação sobre adubação em canais de produtor rural, de fruticultor, hortelão, canais que não são de ganja no caso, procure vídeos ou blogs ou grupos de pessoas que fazem cultivo orgânico comum mesmo, pois tudo o que serve para frutíferas no geral serve pra Cannabis salvas as devidas proporções, afinal, tu não vai fazer uma caixa d’agua de chorume pra regar um pé de manga, então precisa ajustar as quantidades, não vai na onda de quem tenta te empurrar produto “grower” e te convencer de que é muito complicado montar um solo pra vc ir lá comprar kit pronto, cultivar Cannabis no fim das contas é simples, não é muito diferente de cultivar tomates ou qualquer outra planta, tu não vê a dona Maria gastando horrores com insumos pra ter belas frutas no quintal, da mesma forma não precisa gastar horrores pra colher belos buds.
Aprender a fazer chorumes, fermentados de fruta, de planta, chás aerados, biofertilizantes, captura de microorganismos eficientes, tudo isso agrega demais no cultivo e reduz muito os custos, os nomes e siglas das receitas podem assustar de início mas a prática é bem simples e rapidinho tu pega o fio da meada, um fermentado (FFJ) de banana por exemplo só leva banana e açúcar mascavo (ou melaço), em 7 dias fica pronto, o bagulho é rico em potássio, possui alguns micronutrientes e de quebra ainda alimenta o solo de vida, tu pode fazer com aquelas bananas que passaram do ponto na fruteira, esse tipo de cultivo reduz inclusive o desperdício de alimento. Fermentado de peixe mesma coisa, peixe e açúcar ou peixe e melaço, fermentado de plantas mesma coisa, proporção de 1/1, pra fornecer cálcio pode usar uma receita chamada WCA (Water Soluble Calcium) que é basicamente casca de ovo com vinagre, também fica pronta em 7 dias… saca? Existem várias receitas simples e muito eficientes pro orgânico. Solo base tu só precisa de algum substrato vegetal que seja leve e bem aerado, húmus pra condicionar e algum aerador tipo casca de arroz e/ou perlita, um calcário dolomítico pra calagem e fornecimento de magnésio e um pouco de cálcio tbm, de resto dá pra levar só nos fermentados e chorumes, vegetativo um hidrolisado de peixe já leva sozinho, um JLF também… pode usar torta de mamona, ou de algodão, ou algum esterco, não precisa de vários insumos pra essa fase, e nem pra nenhuma outra, floração mesmo dá pra levar só no chorume de farinha de osso, chorume de cinzas, no fermentado de frutas, por aqui pelo menos essa estratégia de cultivo tem dado certo.

12 Likes

Muito obrigado pelo retorno, Ype!

Vou ponderar legal aqui antes de comprar algo pronto, acho que ainda preciso estudar mais!!

1 Like

Salve Mangue!

Caramba irmao, vc explodiu minha mente agora!!! Muito obrigado por dividir seu tempo e passar tanta informacao assim pra gente!!!

Ainda tenho uns 2 meses antes do proximo ciclo, entao me resta estudar bastante, esse direcionamento ja me ajuda muito!!

PS: Planta linda irmao, monstro demais!!! Tu e brabo!!

1 Like

Bom dia compadre! Na paz de jah?

Eu tenho um espaço aqui de 35x75, normalmente uso apenas 2 vasos de 15l, ou até 5 de 7l. No inicio eu sempre comprava esses solos prontos, achando que compensava pq são poucos vasos, pouca litragem. Mas cultivo é um hobby de anos, normalmente não paramos com a arte, a menos que uma força maior nos obrigue ksksks.
Depois de quase um ano comprando o pack de reutilização de solo, por ser “mais fácil”, acabei optando por comprar os insumos organicos e minerais e fazer eu mesmo. Pouco tempo depois ja comecei a montar o solo, ja que teria que deixar descansando de qualquer forma…
Hoje eu guardo o que não uso do solo em sacos pretos, largo num cantinho arejado que não pega sol e sucesso. Eu registro tudo no Excel, então te garanto que economizei quase 60% nessa brincadeira, com substrato e fertilizantes!
Pode não parecer o mais fácil, mas a longo prazo compensa demais da conta. Tu compra uma lona pra botar por baixo, antes de preparar a terra, fica de boa de mexer até no meio da sala do apartamento kkkkkk

4 Likes

Tudo isso dito aqui ajuda e pode resolver o seu problema.
Fato é que a maioria aqui, eu com certeza, passamos centenas de horas em foruns perguntando e respondendo, lendo nos sites por aí e, principalmente, errando e acertando. Então, se joga com solo pronto ou não, vai ter acertos e erros como todos nós.

Posta aqui seu grow, com mais gente em volta tem mais chances de dar certo, seja qual for sua forma de plantar.

Eu tbm planto orgânico, sempre morei em apartamento, tenho composteira com minhocas e saco com material guardado…
Problema do pote de 12L é que vc usa menos, não dá pra passar a régua de terra, acaba com uns 10L, mas dá pra plantar uma boa erva, com certeza. Aqui mesmo os caras tem o Solo Cup challenge, campeonato com potes de 1 litro e saem buds fodas.

Boa sorte!!!

3 Likes

Salve @GeppettoBR e galera!
Minha opiniao aqui, espero contribuir. Cultivo no orgânico.

Pra valer a pena e voce conseguir gostar dessa substituição eu pensaria em usar vasos maiores, em 12L como atualmente voce vai precisar de inputs constantes de nutrientes. Tente migrar pra uns 20L cada vaso final.

Comece simples, sao só duas plantas, pensando em 40~50L de solo. Compre um bom solo pronto, e o básico dos fermentados também prontos e em pouca quantidade. Pelo que entendi mais ou menos você deve cultivar no mineral com fertilizantes líquidos, então vão ser insumos com similaridades de manejo e aplicação, o que facilita a transição.

Com um solo bom (não excelente), chás aerados simples, bokashi, húmus e fermentado de peixes você ja faz um bom ciclo.

Com os ciclos você vai aprendendo e estudando, se interessando pra montar melhores receitas e insumos caseiros. Entendendo como e com quais microorganismos melhorar a sinergia do seu solo e planta em geral. Com esse feedback vai saber melhor onde começar e com quais problemas vai precisar lidar.

Sobre esse esquema de irrigação, eu esperaria um pouco para automatizar isso. Você nem sabe se gosta do orgânico ainda e o mineral pode ser muito diferente do que você está levando. Com vasos grandes a frequência de rega vai ser menor, e o uso dos chás já vai fazer uma boa parte desse trabalho.
Existem dezenas de maneiras de automatizar a rega, estude melhor sobre o que vai se adaptar no seu dia a dia.

Eu hoje uso o sistema Blumat. Funciona 100% por gravidade e com sensores de umidade no solo para fazer a liberação da água. Aqui uso 100% água.
Faço entradas de insumos via rega manual e via foliar.
Gosto muito desse sistema.

Tamo junto

2 Likes