[Diário de Cultivo] Mimosa Mirage , organico no-till by Monstro Da Palha

Salve, galera!
Vou começar aqui meu primeiro diário de cultivo. As plantas não estão no melhor estado, mas justamente por isso acho que vale a pena compartilhar: mostrar a realidade como ela é, sem filtro.

A história da semente

Tudo começou com um pack de Amnesia (Nirvana). Selecionei um macho e fiz um cruzamento com Kosher Cookies (DNA). Dessa mistura saiu um novo macho, que depois cruzei com Mimosa x Orange Punch (Barney’s Farm). Para fechar, peguei outro macho dessa última cruza e voltei a cruzar com a Mimosa (clone da primeira).

Dei o nome dela de Mimosa Mirage
Foi tudo bem na intuição, sem grandes pretensões. A ideia era ter sementes para germinar na guerrilha e também distribuir pra galera aqui da minha cidade, onde o acesso é bem limitado — por aqui, quando muito, só rola prensado mesmo.

13 Likes

Um pouco de contexto

Moro no interior e as coisas demoram pra chegar. Comprar pelo Mercado Livre, por exemplo, é sempre uma novela.

Meu setup atual:

  • Grow: 80x80x180
  • Luz: LED YXO 150 com driver Meanwell
  • Ventilação: ventilador simples + exaustor Sicflux 150mm
  • Vaso: adaptado de 100L (atualmente com 70L de substrato; os outros 30L estão “cozinhando” o supersolo) — sistema no-till

O começo turbulento

Depois de 2 anos sem cultivar por conta de problemas pessoais, voltei agora, mas na ansiedade acabei atropelando muita coisa:

  • Comecei sem ventilação adequada;
  • Substrato insuficiente para o vaso;
  • Sementes mal armazenadas — a germinação não foi das melhores;
  • Infestação forte de fungus gnats .

Tentei de tudo: água oxigenada 1%, óleo de neem, LMX, armadilhas caseiras (óleo + breu, recomendo!)… Estou há duas semanas nessa luta.

Na foto dá pra ver: muitas mudas estão se recuperando. Algumas vieram uma semana depois, outras sofreram muito com os gnats e até tombaram, mas sigo firme tentando salvar o máximo possível.

Já fiz a poda Fin nas duas plantinhas que estão amiores



14 Likes

OBS: Os matinhos que tem junto, eu tinha feito uma cobertura verde com alpites, girassol etc, só que acabou servindo de esconderijo para as gnts, então resolvi tirar mas ficou uma ou outra

3 Likes

Parabéns pelo cultivo mano, os problemas são passageiros o ensinamento fica.

Cara, se eu puder te recomendar este produto aqui:

Você consegue achar em diversos marketplaces, não sei qual é o que chega mais rápido aí pra você, mas eu consegui eliminar 100% de uma infestação bem grande tb de gnats por aqui. Demorou um mês e uns dias pra acabar com o ciclo inteiro, mas você deixando 1 comprimido diluindo por até 24h em 50l de água, dps é só vc regar com ela, eu recomendo diluir um na quantidade q vc usa pra saturar bem a primeira vez e depois divide no meio e vai aplicando uma x a cada 4 dias por aí pelo menos pra saturar o topo do solo, uns 5cm de profundidade de solo.
O princípio ativo desse produto é orgânico, é o Bacilus Thuringiensis Israelensis (BTI), e ele é cumulativo e fica durando lá no solo por um bom tempo.
Tem de várias quantidades, 1 comprimido e 50l mas da pra dividir ele e ir usando de pouco em pouco.

Funcionou muito bem pra mim, por isso recomendo

2 Likes

Mirei no cultivo de ganja e acertei no de gnats kk, tudo isso eu capturei de ontem pra hoje, ja renovei e dobrei a quantidade de copos, se alguem quiser a receita da cola entomológica eu passo


6 Likes

Salve, eu agradeço, estou passando “Lmx - Bioativador De Solo” que contém o mesmo principio, que também tem " Bacillus thuringiensis ", vlw Joca!

2 Likes

Maravilha mas fica a dica. Existem dois tipos os Bacillus thurigiensis apenas e o subtipo israelensis, é apenas o subtipo israelensis que faz o trabalho com as ninfas das gnats. Foi o @NaturalMysticGrower que me trouxe essas informações lá trás e foi essencial pois eu também tinha apenas o BT e não foi suficiente, foi necessário usar o BTi.

2 Likes

Atualização do Cultivo

Hoje troquei os copos novamente — tenho precisado fazer isso a cada dois dias, no máximo. Aproveitei para aplicar uma mistura de neem e óleo de laranja nas folhas e na cobertura do solo, para tentar reduzir a infestação de gnats. Amanhã chegam o BTI e o SILTAC. Sei que o objetivo do SILTAC não é exatamente combater as gnats, mas deve ajudar um pouco, especialmente com as que já estão na fase adulta.

Em relação à genética, duas plantas estão se desenvolvendo muito bem. Há uma diferença de quase uma semana entre elas e cerca de dez dias em relação às menores. Gosto de plantas mais altas e acredito que a maior tem boas chances de ser macho. Tirei dois clones pequenos; se enraizarem bem, já vou colocá-los para florir e poder identificar o sexo. A ideia é fazer uma seleção e, mais tarde, uma polinização com alguns clones. Quero seguir esse pheno hunt para, no final do ano, fazer algumas guerrilhas e também doar algumas sementes.

A planta maior está bem vigorosa. Até vejo a infestação das gnats como algo útil, pois ajuda a selecionar plantas mais resistentes. Muitas ainda estão na fase de mudinhas. Já fiz poda top nas que estão mais desenvolvidas para segurar um pouco o crescimento e manter o porte baixo, dando tempo para as menores alcançarem as demais.

Essa terceira não está crescendo muito, mas tem diferença de idade e também está um pouco mais distante do LED. O desafio de ter plantas em estágios diferentes é justamente definir critérios de seleção. Ela parece saudável, mas, pessoalmente, prefiro plantas maiores e mais espaçadas.

4 Likes

Galera, perace que agora as coisas estão começando a estabilizar, ontem dei uma aplicação de óleo de laranja com neem, e matou bem os gnats adultos, primeira noite que os copos não aparecem infestados, é ruim quando bate o desespero e a gente sai comprando as coisas sem pensar muito e no impulso.
Acabei comprando SILTEC, que talvez não precisaria tão cedo, sei que ele não é o ideal para gnats, mas é que tinha muito mosquito, vai chegar e não vai ser tão util, por isso é sempre dito que é sempre melhor prevenir do que depois ter de controlar.
Comprei o BTI por indicação do mano Joca, e real acredito que seja mais eficiente que o BTk, dei uma pesquisada e é isso mesmo, porém o btk também ajuda, mas seria mais na prevenção ou pequenas infestações.
Obrigado a todos pelas dicas, sei que esse ciclo meu não vai ser dos melhores, mas já é um ótimo recomeço, estava a 2 anos sem plantar no indoor, só nas guerrilhas, e to bem contente com a experiência na seleção de fenos.

7 Likes

Salve mano, parabéns pelo recomeço, eu tb estava parado ate a mais tempo que vc, desde a pandemia, estou retornando agora. Infestação sempre é complicado de acabar, independente de qual for a praga. Mas que bom que esta conseguindo combater. Bons cultivos.

2 Likes

Vlw meu mano, eu gosto muuuito mais de cultivar do que de fumar em sí, e olha q gosto pra caramba de fumar kk

2 Likes

Acho bem legal quando plantam com um vasão enorme ao invés de alguns vasos menores, qualquer hora tenho que montar um para brincar.

1 Like

Eu só uso vasos menores quando o objetivo é produzir sementes — coloco um clone em um balde de 5 litros já para iniciar a floração, e mesmo plantas pequenas geram uma boa quantidade de sementes. Já para as flores principais, uso vasos grandes, pois oferecem bastante espaço para o crescimento das raízes.

Quando começo um novo ciclo, todos os fungos e bactérias benéficos já estão ali, sem falar que não há perda de nutrientes. Além disso, não preciso reaproveitar ou revolver o solo, o que costuma dar muito trabalho. No sistema no-till, basta inocular novos microrganismos eficazes (ME) e repor algum nutriente, quando necessário. É um método que eu realmente gosto.

O único ponto negativo é que gosto de retirar os vasos do grow para observar a planta por inteiro e fazer as amarras com calma. No no-till isso se torna inviável. Além disso, com vasos menores fica mais fácil nivelar a altura das plantas usando “calços” por baixo.

2 Likes

Muito bom. Ainda não estou preparado para sair do mineral, mas qualquer hora preciso brincar com os micróbios.

2 Likes

A 3 dias eu apliquei o BTi, e ante ontem o SILTEC.
Acredito que o BTk, que é o LMX já ajudava bastante, não acredito que só o tipo israelenses mata os gnats.
Tem diminuido muito os gnats, as armadilhas tem ajudado a saber a quantidade, e estava aumentando muit, hoje eu acredito que já está estabilizado, cada vez menos, troquei os copos ontem e hoje apareceu com bem pouco.
Por eu ter aplicado muita coisa na planta em um intervalo muito curto, neem, oleo de laranja, siltac, bti, lmx, outro fermentando que tenho aqui, deu uma intoxicada, o que ja era esperado.
Aproveitei o domingo para dar uma geral na composteira também, dar uma revirada, ver como está sendo o composto etc…

Copinhos de um dia para o outro, bem menos gnats

Plantas com sinais de intoxicadação


Surubinha de minhoca, gosto de usar folha de arvores, apesar de aumentar muito o volume, percebo que a compostagem é mais rápida do que com pó de serra/maravalha, já perdi muito composto devido a pegar madeira tratada. Costumo colocar uma colher de bokashi em cada balde também, para aumentar a vida e acelerar o processo de compostagem.

Gosto bastante de pegar o composto e as minhocas nas mãos, ir sentindo o cheiro e ver como está, essas minhocas já me acompanham a mais de 10 anos, gosto da arte de compostar.

Minha composteira com baldes, está um pouco suja, bem mal organizado, me mudei quase recente de casa, então falta tempo de arrumar as coisas, penso em limpar elas certinho, talvez colocar algum adesivo ou pintar para padronizar e ficar menos feio.
O ultimo balde coleta o “chorume”, que é biofertilizante liquido, muito parecido com esses “biobizz”, “flowermind” da vida.

2 Likes

To nessa também!! @Neko
(Salvei uns clones pra uns amigos, foi todo mundo de tropikalis)
Estou indo para o mineral individual fora das garrafas e ja to pensando… “Vai dar muito trabalho?” Kkk
Mas vou falar a real, graças a Deus que a 6 anos eu parei de fortalecer essa desgraça chamada tráfico.

2 Likes

Opa amigo, fico contente que você está ganhando a guerra contra Gnats.
Gostaria apenas de linkar um dos estudos que mostram que o btk não tem eficácia com os gnats, e sim o BTi. Abraços!
https://www.researchgate.net/publication/233576143_Activity_of_Bacillus_thuringiensis_var_israelensis_on_Bradysia_coprophila_Diptera_Sciaridae

2 Likes

Opa, legal, esse artigo que você postou é bem antigo (não que invalide), encontrei ali embaixo linkado um mais atual (2023) esse aqui: https://www.researchgate.net/publication/373315402_Toxicity_of_Bacillus_sp_Bacillales_Bacillaceae_on_the_fungus_gnats_Bradysia_aff_ocellaris_larvae_Diptera_Sciaridae

Ele diz que o BTk, teve uma mortalidade nos gnats em 15 dias inferior a 32%, enquanto o BTi 92%.
Os gnats estavam diminuindo dentro do meu cultivo, acredito que também pelo conjunto de medidas tomadas, o LMX que tem o BTk pode ser um aliado na prevenção, e realmente o BTi é mais eficiente.

1 Like

Ah, e fica de alerta, os produtos que não indicam qual é o tipo de BT, provavelmente é o BTk, um vendedor do Mercado Livre, disse que apenas o BTi é eficiente, me oferece o produto da Terrô, dizendo que é BTi, porém, antes disso eu entrei em contato com o próprio fabricante, eles disseram que é BTk

1 Like