[Fertilizantes líquidos prontos X sólidos (sais)]

Pessoal, boa tarde. Tudo bem?

Venho aqui como um mero aprendiz, justamente buscando mais conhecimento da comunidade.

Cultivo a 5 anos, e tenho conseguido resultados bem positivos nos ultimos 2 anos.
Nesta minha jornada, sempre tive um grande questionamento sobre o uso dos Fertilizantes Líquidos prontos, e seu alto custo.

Durante minha trajetória, já utilizei marcas como GH, Remos Nutritions e Terra Aquatica, e sempre que um dos 20 (rs) galões acava, vinha o desespero de comprar novamente com um grande investimento.

Com isso, comecei cada vez mais procurar pelo tema dos Fertilizantes sólidos, chegando em resultados como soluções com Plant Prod, plant prod MJ, e mais recentemente, os sais comprados separadamente.

Receita:
Nitrato de Calcio (Haifa Cal Prime)
Nitrato de Potássio (Yara Krista K)
Fostafo Mono de Potássio (multinutrientes)
Sulfato de Magnésio (Haifa MKP)
Micronutrientes (Rigrantec Micromix)
(Também aparece oxido de cálcio, mas não encontrei esse prodito para venda)

Com isso, minha dúvida vai justamente em se somente com esses sais eu conseguiria substituir todos os 5 à 20 produtos que as macars oferecem?

Segundo ponto, vocês tem alguma recomendação de receita (dosagem de grama/litro) para vega e flora?

E por último, associar o gorilla microbes ao uso de fertilizantes com substrato inerte realmente gera algum ganho?

(Vou deixar anexado, algumas receitas que tirei print de um video do Cadu da Cultilight, onde ele mostra uma receita do @kroma.labs/farms)





3 Likes

Irmão tu já tem todas as respostas no seu mesmo POST kkk as dosagens estão aí

Segue o Instagram diysalts que tem as receitas tbm…

Cadu deu aulas nesses vídeos citados

Marca de garrafa é água importada com sal e os orgânicos são chorume com pó de rocha

3 Likes

Excelente tópico mano, muito bom você já ter colocado algumas receitas, isso vai ajudar bastante gente aqui. Eu particularmente curto bastante o método KISS, Keep It Simple Stoner, dá pra tocar só com ele usando só o Maxibloom da GH em pó. Atualmente utilizo maxi + nitrato de cálcio, MKP e sal de Epsom.

Já testei as linhas caras como a Advanced Nutrients Connoisseur Line. Sinceramente, dinheiro jogado fora. Não que as plantas tenham ficado ruins, ficaram lindas, mas com os sais certos, se fizer tudo direitinho, o resultado é o mesmo. Pensa comigo, o nitrogênio “Louis Vuitton” da Advanced Nutrients é tão diferente assim do nitrogênio da Yara? No máximo ele é um pouco mais puro, mas na prática o efeito é quase igual. Então pagar só pela marca, na minha opinião, não vale a pena.

A única coisa boa que consigo pensar dessas linhas é o tal do pH Perfect, isso realmente funciona e segura o pH certinho, é bem confortável de usar. Mas, sendo sincero, nada que uma boa caneta medidora de pH não resolva do mesmo jeito.

2 Likes

Comprei os mesmos ingredientes, tudo na shopee, sem oxido de calcio tambem, já consegui levar uma planta legal, estou com umas outras agora e estou gostando. Também já me aventurei em linhas prontas, mas o valor nem se compara. Eu sofria exatamente a mesma coisa que você quando algo acabava, agora tenho nutrientes para anos hehe

2 Likes

Fala @Neko, tudo bem? Boa tarde!
Você está usando as quantidades que o Cadu coloca ali na receita?
Ou você encontrou alguma outra?
Você chega a utilizar aquele app hydrobud para realizar os calculos?

Perfeito mano @ogkosher, to contigo nessa!
Realmente tem muito marketing, e você ve que é um tema “sensível” para o mercado porque tem pouco conteúdo sobre isso (receitas/dosagens (Gramas/litro de cada coisa)…
Você tem alguma receita que utiliza nesse metodo kiss?

1 Like

Fala man
Testei o hydrobud, consegui fazer uma formula, mas acabei só copiando do dyisalts no instagram mesmo, mesmo a formula dele sendo para outros produtos, está funcionando.
Eventualmente vou fazer uma mistura minha, mas por enquanto estou aprendendo e pegando o jeito, então vou levando do jeito que está.

2 Likes

Boa tarde, @Agricultor! A dosagem padrão é de 1,8g por litro, ajustando só o EC conforme a fase da planta.

A ideia é manter tudo o mais enxuto possível, usando apenas um nutriente base, normalmente o MaxiBloom da General Hydroponics (GH) do começo ao fim, sem ficar alternando entre dezenas de produtos.

Eu, particularmente, prefiro o caminho que você está seguindo, com mais detalhes e a possibilidade de ajustar as doses conforme a necessidade da planta. Ainda assim, o método KISS é uma boa base para quem está meio perdido, quer gastar menos e evitar dor de cabeça. Já para quem é mais entusiasta e apaixonado pelo cultivo, acho que a discussão de uma receita completa, como a que você postou, acaba sendo o ideal.

1 Like

@ogkosher vou te falar que essa ideia de simplicidade me chama BEM atenção kkkkk
Já basta a vida bem corrida pqp!
Essa logica 1,8g por litro seria de todos os produtos?
Ou tudo precisa totalizar 1,8…
Ex:
Maxibloom 1,8 + nitrato calcio 1,8 + MKP 1,8 + sal epson 1,8?

Isso da vega a flora, simplesmente diluindo ate chegar no EC ideal?

@Agricultor No método KISS a ideia é manter tudo simples, usando só o MaxiBloom do começo ao fim (O KISS puro não usa MKP, sal de Epsom, nitrato de cálcio nem nada disso, só o base). A receita original fala em 1,8g por litro, mas acho melhor começar com menos e ir sentindo a planta. Ela mesma vai mostrar quando precisa de mais magnésio, cálcio, nitrogênio e por aí…principalmente algumas OGs que pedem mais calmg. Nesses casos, o nitrato de cálcio e o sal de Epsom ajudam, e o MKP e outros pode entrar como um flora booster, tipo o Big Bud da Advanced Nutrients. Aí já foge um pouco do KISS raiz, mas funciona muito bem.

Comecei utilizando o método KISS, mas agora estou tentando seguir por esse caminho que você postou, buscando montar uma receita mais completa. Por enquanto, estou na fase de estudo, aprendendo com esses mestres e trocando ideias com outros cultivadores para conseguir criar uma fórmula que funcione bem para a strain que quero trabalhar.

1 Like

Po irmao, animal! @ogkosher
Conhecimento demais!
Eu tenho o mesmo princípio, no começo sai comprando várias coisas que hoje estão juntando pó, e tudo isso por falta de estudo…
Infelizmente é uma cultura muito underground ainda, então nos sobra buscar por conhecimentos que por muitas vezes vão ser parciais ou inclompletos (visando venda de curso, ou algo do gênero).
Além do Diysalts, você conhece algum outro cultivador ou mesmo alguém da cena que fale abertamente sobre receitas e tudo mais?
Não consegui achar muita coisa concreta mesmo no conteudo gringo (visto que lá o custo para os fertilizantes é muito menor).

Recentemente vi o Cadu da Cultilight falando sobre o tema, e pelo o que ele fala, ele segue essa receita do Kroma Farms, dosando com o uso do app hydrobud…

Entrei no telegram da Cultilight e estou trocando bastante com o pessoal do chat lá, e me falaram sobre receita completa e um para substituir o oxido de calcio (deixei grifado de amarelo)


1 Like

@Cadu fala monstro!!! que alegria te ver por aqui kkkkk.
Fiz um post aqui buscando conhecimento, talvez você pode me ajudar.
Qual o melhor substituto para o óxido de cálcio, pois estou com muita dificuldade de encontrar nas marcas agricolas.

Tem alguma marca de recomendação? Ou algum outro sal que funcione?