Orgânico Hardcore / Agricultura Natural / Diário do Mangue

Salve growers! Uma honra poder somar com vocês!
Ser jardineiro para mim vai muito além do baseado, cultivar é resistência! E é parte do que sou!
Decidi abrir este diário para mostrar algumas plantas aqui do jardim e algumas maluquices minhas.
Não recomendo que tentem reproduzir nada do que for mostrado aqui pois não sou nenhum expert ou profissional da área, apenas sigo uma linha de agricultura doida que adaptei ao longo dos anos ao meu ambiente e estilo de cultivo.
Ultimamente tenho gostado muito de fazer uma parada mais hardcore, um orgânico mais “roots” mesmo, usando matéria orgânica bruta, frutas, legumes e etc aliado ao uso de outras técnicas e métodos como fermentados, chás aerados, chorumes e afins.

Tempos atrás passei por uma fase de vacas magras bem complicada e precisei me reinventar, foi quando descobri a agricultura natural e outros métodos de baixo custo que foram um divisor de águas para mim, pois passei a ter resultados tão bons e até melhores do que na época que eu gastava uma fortuna na loja de jardinagem.

Estou com uma Super Lemon Haze linda demais quase no final da flora, mas primeiro quero mostrar como fiz com ela desde o início. Ao longo do tempo irei mostrar outras plantas também, mas acho legal começar com esta SLH.

Tudo começou com um galho retirado da madre, padrão, cortei a ponta de algumas folhas pra reduzir a perda de água e fiz o corte do caule em 45 graus.

Deixei de molho por uns 5 minutinhos na água da torneira misturada com gel de babosa.

Depois foi direto para o substrato num solo reutilizado, se não me engano seria o quarto ciclo nele, eu sabia que estava bem fraco de nutrientes, bem depletado, e assim deixei nos primeiros dias para não dar nenhum choque no clone.

Alguns dias depois, o clone estava firme, este pheno em particular é muito fácil de clonar.

Agora, vou pular para a parte onde comecei a perceber sinais de que o clone já estava bem enraizado e comecei a adubar com restos de fruta para fortalecer o solo que estava fraco.

Este aqui irei contar como dia 1, pois foi daqui pra frente que começou a ter algum crescimento vegetativo no clone. Iniciei com casca de banana, algumas flores secas que encontei no quintal e metade de um maracujá para servir de “casinha” pra certos organismos e criar um microclima diferente no vaso. Debaixo desta casca é mais úmido, escuro, normalmente ficam colêmbolos, minhocas, gongolos, etc, vira um pequeno habitat.

No dia 4, as cascas estavam escuras e secas, eu poderia ter coberto elas no dia que as coloquei no vaso, o que aceleraria a decomposição das mesmas, mas neste início eu não tenho porque acelerar nada, a intenção era retardar um pouco este processo mesmo, o clone no início é mais sensível e não tem porque eu querer encher ele de potássio por agora.

No dia seguinte, dia 5, com as cascas secas, adicionei um pouco de folhas de outra planta e fiz uma cobertura de leve, sem cobrir totalmente as cascas, elas agora irão decompor num ritmo mais adequado. Regas sempre com água da chuva que coleto por aqui.

E no sétimo dia após a colocação das primeiras cascas de fruta, temos fungos se manifestando pelo solo, decompondo e micronizando os nutrientes que a planta irá necessitar mais tarde…

Em breve subirei mais imagens.

27 Likes

Salve, camarada!
Tento seguir essa escola também, agricultura natural, solo vivo, plantas companheiras e baixo custo.
Depois de alguns anos apenas no outdoor resolvi arriscar no indoor, mas apenas o vegetativo. Bacana demais ver as plantas no chão, tomando sol e chuva. Tem os desafios inerentes mas também boas recompensas.

O solo que cultivo aqui tem uns anos que jogo materia orgânica crua proveniente da cozinha, mudando a localização dos montes periodicamente.
Direto no vaso assim não tem um risco de inoculação de micro-organismos indesejáveis?

6 Likes

Camarada é referência total no out e organico.
Máximo respeito. Bom cultivo!!!

6 Likes

Salve @LxLanza

Nunca tive problemas com esse método em relação a patógenos, eu diria que o lance é não exagerar nas frutas e nem na rega, pois esse tipo de cultivo retém muita água, se colocar muita casca pode abafar o solo, ou fazer o PH flutuar demais saca, embora eu nunca tenha medido PH, EC ou PPM na vida tenho uma leve noção de como evitar ter problemas com estes marcadores.
O solo estava muito fraco quando comecei a adicionar essas cascas, por isso aproveitei pra fazer esse projetinho diferente de no-till, ai fui registrando, já faz uns dias que eu tava querendo jogar pra comunidade pois é algo diferente mesmo.

5 Likes

Salve camarada @JBGUERRILHEIRO

Muito bom ver você por aqui.

4 Likes

Puxei a cadeira pra acompanhar aqui esse orgânico, também sou do time orgânico. tmjj chaama

5 Likes

Botei reparo mesmo em como você dispôs as cascas, permitindo o solo respirar.
Muito interessante sua abordagem, vou acompanhar aqui.
Tá levando no exterior?

4 Likes

Ei mano to por aqui acompanhando e aprendendo concerteza !! Eu acho muito interessante e inteligente esse método mano eu faço a alguns anos geralmente com casca de batatas e de sabugos de milhos, bagaços de cana de açúcar ou ate um pouco de resto de fubar eu amo essa forma de cultivar o solo pois ao meu vê eu posso estar falando bobagem aqui mais eu acho que melhora muito a resistência das plantas contras pragas naturais… :grin: obrigado por compartilhar seu conhecimento e sabedoria é uma grande honrar aprender com a velha guarda!!!
Atenciosamente: Gu4i20

6 Likes

Então mano, os primeiros dias do clone eu sempre levo com luz branca, só depois que engrena legal eu passo pro out.
Queria aproveitar pra complementar a resposta da pergunta dos patógenos que tu fez mais cedo, eu tava lembrando aqui de quando cultivava cubensis, que mesmo fazendo tudo o mais limpo e estéril possível, em um ou outro copo sempre surgia algum contaminante, e ai que tá o lance, os microorganismos “ruins” já estão por todo lado, respiramos eles, não precisa inocular, o lance é alimentar os bons e cuidar para que dominem o meio de cultivo, hehehe. Aqui tenho uma artilharia pesada de fungos muito bons no JADAM, no FAA e em outros fermentados que faço uso cíclico e alternado, isso acaba protegendo o solo e criando boas micorrizas.

8 Likes

Esqueci de dizer, esta Super Lemon Haze está num vaso de 18L.

Agora mostrando a segunda semana de vegetativo do clone de SLH, no dia 9 foi feita uma rega um pouco mais volumosa, sempre com água da chuva que coleto e armazeno, o PH dela só Deus sabe.

No dia 11 adicionei uns pedaços de babosa (Aloe vera), restos que eu havia usado num outro clone, e coloquei uns restos de maná-cubiu (Solanum sessiliflorum) também.

No dia 13, adicionei polpa de cajá-manga (Spondias dulcis). Repare que o pedaço mais escuro de cubiu na parte superior da imagem já está com fungos trabalhando nele, aquela faixa branca na beira da casca é micélio.

No dia seguinte, dia 14, já havia fungo dominando a polpa do cajá-manga, incrível, não satisfeito, adicionei cascas de cajá-manga e um pouco mais da polpa da fruta.



13 Likes

Verdade demais esse lance dos micro-organismos já estarem por todos os lados. No meu espaço lanço os resíduos orgânicos até proximo dos pés de maconha de vez em quando e, aparentemente, faz bem pra elas. Fiquei bolado por ser no vaso mas foi viagem minha.

O recurso de entrar com os micro-organismos benefícios salva demais mesmo. Antes eu deixava por conta do solo e da compostagem mas, recentemente, comprovei os benefícios desses EM.
JADAM só ouvi falar e vi algumas coisas na internet mas é uma coisa que eu deveria muito fazer.

A plantinha tá indo bem aí, lançando os brotos

3 Likes

Coisa linda @MangueBeat vou acompanhar. Saudades de um out orgânico, agora morando em ap migrei pro mineral. Uma coisa que eu curtia fazer era o chá aerado, você faz também?

2 Likes

Salve @Rambozilla

Às vezes eu faço chá aerado sim, aqui tem 2 composteiras/minhocários e costumo usar o húmus delas pra isso.

Atualizando mais um pouco o diário, agora avançando para a terceira semana, no 16º dia de crescimento vegetativo dei o primeiro banho de sol no clone, deixei ele pra fora durante a tarde para aclimatar.

No dia seguinte, dia 17 de veg, ele já estava debaixo da luz novamente, e adicionei mais cascas de banana ao solo. Neste dia reparei um pouco de ponta queimada nas folhas indicando over, mas sem problemas, ela que lute, irei prosseguir no método!

No dia 19 coloquei o clone pra fora novamente, aclimatar mais um pouco no sol, adicionei uma fatia fina de melão e fiz uma boa rega neste dia.

No dia 20 fiz uma cobertura de leve com um pouco de casca de arroz carbonizado, neste dia o clone também ficou no sol. Repare na saúde e no vigor da planta, folhas novas crescendo super saudáveis sem sinais de deficiência, excesso ou desequilíbrio.


No dia 21, retornei o clone para a luz branca dentro de casa. Repare que o clone enraizou, passou a vegetar e crescer sem amarelar nenhuma folha, nem mesmo as antigas.

13 Likes

Porra mano que aula de cultivo organico, vou acompanhar esse com certeza já até ativei as notificações pra quando alguem postar :joy:

E o clone cada dia mais lindo, já cultivou ele antes ou é um corte novo que tirou da madre de alguem? se ja cultivou que aromas você sente nele?

:pray: :prayer_beads: :om:

3 Likes

Acompanhando a saga aqui irmão!!!

ezgif.com-resize

:metal:

5 Likes

Booa @MangueBeat , ja to sintonizado aqui.

Lindo demais ver esses fungos se formando no solo!

Avaante!!

1 Like

Tamalukkk, Que daora! A minha vibe tbm vai ser levar no organico ver o seu ja me da muita inspiração por ser rootzada e ao msm tempo entregar resultado topado, entretanto… Vc faz controle de temperatura, umidade e essas métricas do cultivo?

1 Like

Salve @Shanti-ri

Este pheno eu já cultivei algumas vezes, foi de uma semente que ganhei da Greeen House numa Expocannabis. O aroma começa cedo, lá pela terceira semana, na quarta semana já começa a exalar bem, tem um cítrico bem pungente e cortante, afiado, meu pheno conforme avança na flora vai ganhando um toque de xixi de gato, tipo uma pitada de amoníaco no meio do cítrico, nada desagradável, muito gostoso inclusive, é um cheiro que deixa feliz! No pote conforme vai curando o cheiro vai ficando mais encorpado e refinado. O baseado quando queima exala longe e tem um cheiro bem diferenciado e dominante, é do tipo de beck que não me deixa confortável pra fumar em local público pois chama a atenção demais. Essa foto é da mãe.

16 Likes

Salve irmão

Acompanhando e aprendendo por aqui meu mano

Orgânico é vida

Jah bless !!

:jamaica::fire::maple_leaf:

1 Like

Salve @LampiaoExtraterrestr

Controlo nada mano, quem controla essas paradas é a natureza hehehehe. A parte principal do meu cultivo rola no outdoor então o que tem pra hoje é o que o clima oferece, quando levo dentro de casa é sem tenda nem nada, só deixo a bulbo em cima pra complementar no vegetativo de algumas plantas e manter os clones, depois faço a floração 100% no outdoor, esse método chama “hardening off” se não me engano. Meu “grow” são 2 bulbos de 50w amarradas numa ripa de madeira :sweat_smile:


.

11 Likes